sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Campo Largo ganha primeira biblioteca em terminal de ônibus

Diretor do IBL, William Nacked, abre solenidade de
inauguração da Máquina do Saber Foto / Silvio Aurichio


São mais de 2.000 livros para atender a população de Campo Largo e região.

A Caterpillar Brasil e o Instituto Brasil Leitor (IBL) entregam nesta terça dia 29 à Prefeitura de Campo Largo a biblioteca “Máquina do Saber”, que será implantada no Terminal Urbano de Campo Largo. Esta é a primeira biblioteca de incentivo à leitura a ser instalada em um terminal de ônibus no Estado do Paraná. O projeto conta com o apoio do Ministério da Cultura (Minc),

“Esta unidade é muito importante porque agora conseguimos, graças à parceria com a Prefeitura de Campo Largo e a Caterpillar Brasil, atender também os usuários de ônibus na região metropolitana de Curitiba”, diz William Nacked, diretor-geral do IBL, organização responsável pelas bibliotecas em terminais de ônibus e sistemas de metrô e trem de todo o Brasil. “O terminal recebe pessoas de toda a região. São usuários de diferentes faixas etárias, universos culturais e perfis de leitores que terão acesso, logo no primeiro momento, a mais de dois mil livros gratuitamente”.

“Há seis anos, temos em nossa fábrica o projeto “Ler é Saber” e nosso objetivo sempre foi levar para as comunidades onde nossas fábricas estão instaladas nossa biblioteca Máquina do Saber. Inauguramos uma Biblioteca igual a esta em Piracicaba no ano passado e agora, chegou a vez de Campo Largo, declara Otto Breitschwerdt, diretor da Unidade de Campo Largo da Caterpillar Brasil. “Acreditamos que nos livros podemos encontrar o maior tesouro da humanidade, que é o conhecimento. Por essa razão, consideramos fundamental estimular nossos jovens ao hábito da leitura por meio de uma biblioteca de fácil acesso, como é a que estamos inaugurando no Terminal Urbano de Campo Largo. Afinal, quem lê bons livros está capacitado para a vida”, acrescenta Otto.
O acervo inicial da biblioteca Máquina do Saber conterá com 2.125 títulos dos mais diversos gêneros: literatura brasileira, auto-ajuda, best-seller, infanto-juvenil, filosofia, religião, ciências sociais, linguística, artes e história.

Várias pessoas estiveram presentes ao evento Foto / Silvio Aurichio
A Máquina do Saber funcionará de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h. Para utilizar o serviço, os passageiros precisarão apenas fazer um cadastro gratuito. Os interessados deverão apresentar documento de identidade e CPF (originais e cópias), juntamente com uma foto 3x4. Também será necessário levar o comprovante de residência atual (original e cópia). Menores de 18 anos deverão estar acompanhados dos pais. Os leitores serão cadastrados e receberão uma carteira de identificação com foto e código de barra para usar o serviço. A partir daí, poderão retirar os livros de seu interesse sem custo nenhum.
IBL nas estações de trem, metrô e terminais de ônibus do Brasil

Além das bibliotecas Máquina do Saber em Campo Largo e Piracicaba, o Instituto Brasil Leitor conta com mais nove unidades espalhadas pelo Brasil: quatro Embarque na Leitura e uma Leitura no Ponto em São Paulo; uma Leitura nos Trilhos em Recife; uma Leitura Integrada em Paulista, na Grande Recife; uma Livros sobre Trilhos em Porto Alegre e uma Estação Leitura em Belo Horizonte. Juntas, as bibliotecas somam 59.216 associados e 606.111 empréstimos.
Sobre a Caterpillar Brasil: Sediada em Piracicaba (SP), a Caterpillar Brasil celebra 57 anos de presença e liderança absoluta de mercado em seus segmentos de atuação, além de acumular as certificações em Excelência Operacional Classe A, ISO 9001 e ISO 14001. A linha nacional de produtos é composta de 40 diferentes modelos de máquinas, entre escavadeiras hidráulicas, compactadores, carregadeiras de rodas, motoniveladoras, retroescavadeiras e tratores de esteiras. Produz também grupos geradores nas faixas de 32 a 750 kVA de 1360 ekW a 2250 ekW, ferramentas e acessórios especiais para seus equipamentos. A empresa conta com 6.000 funcionários em Piracicaba, sendo reconhecida pela gestão de pessoas, suas ações de responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. Em setembro de 2010, anunciou planos de expansão de sua manufatura no país, inaugurando uma nova unidade industrial, em Campo Largo (PR) em 18/10/2011. A empresa é a principal exportadora de seu setor e a 20ª. do país no primeiro semestre de 2011. Desde 2004, é classificada como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil e na América Latina pelas pesquisas do Great Place to Work e Guia Você S/A-Exame. A Caterpillar é hoje a única empresa a figurar entre as cinco melhores empresas para trabalhar no Brasil, por cinco anos consecutivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário