segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Campo Grande já conta com sete salas de leitura comunitária

Foto: Reprodução
Quarta, 14 de Dezembro de 2011 - 12:47
A Crítica - Campo Grande

A população de Campo Grande ganhou nesta manhã mais uma Sala de Leitura Comunitária. Diferente das outras seis existentes, que funcionam em centros comunitários, a comunidade do bairro Marcos Roberto e região terá à sua disposição um acervo de 3,8 mil exemplares, reunidos em uma biblioteca montada no prédio cedido por uma moradora. Denominada de Casa da Dona Guilhermina, as portas da 7ª sala foram abertas hoje (14) por meio de parceira com a Prefeitura, em solenidade que contou com a presença do prefeito Nelson Trad Filho e do diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fundac), Roberto Figueiredo.

Aberta à comunidade, que terá oportunidade de se cadastrar e fazer empréstimo dos livros, a unidade passa a funcionar na rua Himalaia (entre as ruas Bom Sucesso e Ouro Verde), em frente ao número 384, no bairro Marcos Roberto. Para começar o atendimento, a Prefeitura investiu em um acervo composto de literatura infantil, infanto-juvenil e adulto. A ideia do projeto é democratizar o acesso ao livro e leitura.

Roberto Figueiredo destaca que a função das salas de leitura é valorizar e incentivar o gosto pela literatura, desde a infância até a terceira idade. “Nestes locais, a comunidade tem acesso irrestrito. É uma maneira diferenciada de freqüentar a biblioteca”, disse o diretor da Fundac.

Contribuição – Apaixonada pela leitura, a dona da Casa, Guilhermina Valente Lopes falou da satisfação em promover o aprendizado por meio da Sala de Leitura. “Através da leitura, a gente viaja longe. Indo contra aqueles que dizem que uma pessoa velha não precisa mais estudar, a ideia aqui é provar que não existe idade para absorver conhecimento. A sala estará aberta a todos que quiserem ler e aprender, desde crianças até os mais velhos. É uma satisfação dar essa contribuição numa área que aprecio”, relatou Guilhermina, que disse ter predileção pela literatura religiosa.

O projeto - A 7ª Sala de Leitura faz parte do Programa de Incentivo à Leitura. A prefeitura, por meio da Fundac, firmou parceria com a dona do imóvel para realização do projeto. O Projeto promove a democratização do hábito de ler, com disseminação das salas de leitura nos bairros da Capital, despertando, assim, o interesse pelo conhecimento, a autoestima e ajudando no desempenho escolar das crianças.

Além da unidade inaugurada nesta quarta-feira (14), as demais Salas de Leitura Comunitária ficam nas seguintes regiões: Jardim Colonial, São Conrado, Coophasul, Nova Campo Grande (em processo de implantação), Jardim Imá e Horto Florestal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário