
São sete anos de trabalho com o objetivo de incentivar o prazer pela leitura entre as crianças da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental e utilizá-la como recurso no ensino e na aprendizagem. Conforme Fabiana Skeff, coordenadora do Eixo de Literatura Infantil e Formação do Leitor do Paic, na escola, os professores realizam atividades lúdicas que motivam a leitura, a interpretação e produção de novas histórias. “Esse acesso ao livro é um direito da criança e dessa forma ela será incluída no mundo da cultura” explica. Já para o professor, Fabiana define encantamento como palavra chave nesse trabalho. “Por meio da contação, da dramatização, da música e artes em geral, gerar prazer pela leitura e que ela permaneça na vida das crianças”.
As obras são escolhidas a partir de seleção de textos inéditos de Literatura Infantil de autores residentes no Ceará. Em 2013, foram entregues a 7ª, 8ª e 9ª Coleções Paic Prosa e Poesia, cada uma com uma formação específica. Para garantir os livros do próximo ano, foi lançado um edital e novos escritores selecionados para compor as coleções que chegarão à criançada e cada vez mais incentivar o gosto pela leitura.
O programa está focado em cinco eixos fundamentais: educação infantil; gestão pedagógica da alfabetização; formação do leitor; gestão municipal de educação e avaliação externa. Em 2011, o Governo do Estado, por meio da Seduc, expandiu as ações até 5º ano, com vistas a melhorar os resultados de aprendizagem da etapa inicial do Ensino Fundamental. Essa iniciativa é denominada Programa Aprendizagem na Idade Certa (PAIC+5).
09.10.2013
Assessoria de Imprensa da Seduc
Jacqueline Cavalcante
Nenhum comentário:
Postar um comentário