sexta-feira, 19 de abril de 2013

Em Boa Vista, professores pedem mais incentivo à leitura

Crianças passam a hora do recreio na sala de leitura
(Foto: Rodrigo Menaros / G1 RR)
No Dia do Livro Infantil, professores lembram a importância da leitura.
Alunos chegam ao ensino médio com dificuldades em textos complexos.

Do G1 RR

Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado dia 18 de abril, foi instituído em homenagem a Monteiro Lobato, um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Neste dia, escolas e professores de todo o país realizam atividades de incentivo à leitura, como oficinas, contações de histórias, peças de teatro dentre outras.
 
Em Boa Vista, o G1 procurou o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima para conhecer a "Sala de Leitura", um espaço especialmente criado para que os alunos tenham livre acesso aos livros. A responsável pelo espaço e coordenadora da sala, a professora de língua portuguesa Suely Lima, disse que as crianças chegam a competir para ver quem pega mais livros. "A sala é mais frequentada por alunos do 3º e 4º anos. É uma correria só na hora do recreio", afirmou.
 
A professora disse que as crianças são motivadas a ler desde os 6 anos de idade, mas que após os 10, 11 anos, a frequência à sala e à biblioteca cai bastante. "O problema da leitura é a falta de incentivo dos professores de português. Quando as crianças vão amadurecendo é preciso que se use mais criatividade, que sejam mais dinâmicos no ensino", criticou.
 
Além disso, ela também destacou a falta de interesse dos pais pelas atividades desenvolvidas nas escolas. "Vejo uma displicência muito grande por parte dos pais. Pouquíssimos vêm à escola conhecer os professores, saber como é o colégio", disse.
 
Sobre o tempo gasto pelas crianças com TV e internet e a competição destes com a literatura, Suely afirmou que estes meios trazem tudo pronto e que o livro trabalha mais a criatividade. "Alguns alunos assistem o filme, depois pegam o livro conosco e sempre preferem o livro", destacou.
 
  A aluna Kaillany Vitória, do 4º ano do ensino fundamental, disse que lê muito e sempre gosta de terminar os livros que começa. "Ler é muito importante porque às vezes a gente aprende muito mais coisas com o livro", disse.
 
 A leitura no ensino médio
 
Apesar de iniciativas como a da professora Suely, para muitos professores do ensino médio a maioria dos alunos chega com muitas deficiências na leitura, principalmente na interpretação de textos mais complexos.
 
 "Acredito que isso se deve a um conjunto de fatores, como a falta de incentivo ao hábito da leitura, a adoção de livros inadequados para a idade das crianças e professores que não são leitores tentando estimular os alunos a ler", destacou Jocelaine Oliveira, professora de língua portuguesa do Instituto Federal de Roraima (IFRR) e mestre em Letras.
 
Segundo Jocelaine, hoje estamos vivendo um "boom" editorial de livros para adolescentes, principalmente obras de ficção, e é preciso que as escolas encontrem o caminho da leitura para se adaptarem a essa nova realidade.
 
A visão das livrarias
 
De acordo com Antônio Bentes, proprietário de uma livraria em Boa Vista, o papel dos que vendem livros é fomentar a leitura através de atividades lúdicas em seus espaços, como contações de histórias e teatro infantil. Porém, essa atividade precisa do apoio dos pais e das escolas. "Filhos de pais leitores chegam nas estantes das livrarias e já sabem o que querem", afirmou.

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