segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Dia 6/11 será inaugurada a 9a sala de leitura do LER

Em parceria inédita com o Rotary, Clube Escola Vila Independência inaugura nova área no dia 6/11
Texto: Thiago Moraes - thimoraes@prefeitura.sp.gov.br
Vanessa Dini- vdini@prefeitura.sp.gov.br
Foto: Thiago Moraes- thimoraes@prefeitura.sp.gov.br
Dia 29 de outubro foi instituído no calendário nacional como o Dia do Livro. Nesta mesma data, em 1810, a Real Biblioteca Portuguesa era transferida para o Brasil, marcando o nascimento da Biblioteca Nacional e o marco histórico que instituiu a celebração para sempre no país. Em um mercado editorial que atualmente movimenta R$ 4,8 bilhões e aproximadamente 500 editoras ativas, a Secretaria de Esportes também tem contribuído para a difusão da leitura e de obras raras, que ajudam a compor parte deste montante.
 
É o caso do Clube Escola Vila Independência, na zona sul de São Paulo. A partir do dia seis de novembro, às 15h, será aberto um novo espaço de leitura e atividades para as famílias paulistanas. O Clube Escola Vila Independência cedeu o espaço e o Projeto Ler, organizado pelo Rotary, vai movimentar ainda mais a região. “É um projeto pioneiro e estamos todos animados, porque além de trazer mais visitantes ao Clube, é uma forma de levar educação e lazer para a comunidade”, revela o diretor do Vila Independência, Aguinaldo Wagner Boskatte Jr.
 
A nova sala de leitura será composta de livros, tanto de literatura como de pesquisa, e brinquedos educativos, todos doados pela comunidade do bairro e pelo Rotary. Durante todo o dia monitores ficarão no local para ajudar e acompanhar os pequenos leitores na interpretação de textos e com conversas a respeito das histórias. Além disso, a intenção dos organizadores do projeto é fazer também um concurso de redação, para incentivar a criatividade das crianças, e uma apresentação teatral.
 
O Projeto Ler funcionará de terça a domingo, das 8h às 16h, e podem frequentá-lo pessoas de todas as idades. “Nosso grande objetivo é intensificar a leitura. Atualmente as crianças saem da escola sem saber ler ou interpretar um texto e mesmo a internet acaba prejudicando a escrita. Ler ajuda as pessoas a crescer intelectualmente, a escrever melhor e até a sonhar mais, afinal, através dos livros as pessoas descobrem novos mundos.” Explica a coordenadora do projeto, Adelaide Priami.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário