quarta-feira, 27 de junho de 2012

Mediadores de leitura de Roraima participam de IV encontro do programa Caminhada Literária

260612 caminhada literaria O Programa Caminhada Literária promoverá nessa quarta-feira (27) o 4º Encontro de Mediadores de leitura na videoteca do Palácio da Cultura Nenê Macaggi, das 8h às 12 horas.

O encontro é uma ferramenta para integração e troca de experiências entre os profissionais que atuam nas salas de leitura.

Os mediadores desenvolvem um trabalho diferenciado nas instituições de ensino, para estimular nos estudantes o gosto pela leitura e pela escrita. Esse trabalho é feito por meio de ferramentas como teatro, jogos lúdicos, contação de história, música e atividades com materiais alternativos como, por exemplo, jornais e revistas. “A intenção deste encontro é verificar o trabalho realizado pelas instituições de ensino ao longo deste primeiro semestre letivo e também servirá como preparação para o encontro Expondo e Encantando, que será realizado em agosto”, destacou Dacilene Braz, coordenadora do Programa Caminhada Literária.

O Expondo e Encantando é um evento que surgiu da necessidade de criar um espaço para a socialização e divulgação dos projetos e ações desenvolvidas pelos mediadores nas escolas estaduais. Participam do encontro mediadores de escolas da Capital e também do interior. No ano passado, participaram do encontro 18 instituições de ensino.

Caminhada Literária - O Programa de Incentivo e Facilitação do Processo da Leitura, Caminhada Literária, foi criado em 2008 pela Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desportos (SECD), com o objetivo de desenvolver estratégias de leitura para professores, aprimorando a proficiência da leitura entre os alunos da rede pública estadual de ensino.

Para isso, o Programa desenvolve diversas atividades ao longo do ano como oficinas com temas como jogos teatrais, contação de histórias, teatro de sombras, entre outras. Também realiza os eventos Expondo e Encantando (em agosto) e Semana da Leitura (em outubro).

Além disso, também promove a “Caixa de Leitura”, um mecanismo de incentivo e facilitação do processo de ensino, por meio do qual os alunos têm acesso a um acervo literário com mais de 300 livros, simulando uma biblioteca móvel.

Mágida Azulay Khatab/SECD

Nenhum comentário:

Postar um comentário